sábado, 22 de janeiro de 2011

Pimentas

Talvez aquela goteira pare daqui a pouco.
Se eu fingir, aliás, se eu pensar positivo, não sei...quem sabe. Talvez ela só pare, só pare. Ou vá pingar em outro lugar.

Quem sabe ela não vira só um barulhinho lindo, cantando na minha cabeça para fazer todos os males passar. Quem sabe esse barulhinho não vira uma sinfonia gostosa e me tira um pouco de dentro de mim mesmo.

Mas essa goteira me lembra que eu existo. Só não sei se agora, isso me faz bem.

Hoje a vizinha veio me pedir pimenta. Uma senhorinha de passos lentos, cabeça branca como a solidão. Veio me pedir pimenta.

Pimenta! Nunca imaginei que aquela senhorinha gostasse de pimenta. E eu, que nunca usei essas coisas fiquei parado diante dela, perplexo. Eu que sequer conheço uma receita que use pimenta, pimenta de verdade, porque hoje em dia as pessoas usam variações da pimenta, só um tempero ou qualquer outro genérico. Como para todo o resto da coisas na vida, as pessoas se contentam com o genérico. Porque as coisas de verdade dão trabalho e às vezes até deixam gosto ardido na boca.

Por um momento pude até pensar que eu sorri. Quase acreditei ser uma pessoa melhor. Ela pensou que eu tinha pimenta!
Como é que ela, pensou que eu, que quase não uso nem sal e adoço as coisas com mel. Como é que ela pensou que eu teria pimenta!

Ela achou que eu era uma dessas pessoas que tem pimenta em casa. Pimenta de verdade, de verdade! Uma pessoa que inventa receitas em casa e cuja fruta preferida é lichia! Que imagem que eu passava para aquela senhora? Quem eu era para os outros, porque para mim eu era outro!

Eu hesitei ao responder, enquanto pensava tudo isso, em todos os eus que eu era para os outros, mas, principalmente nos eus que eu já tinha dentro de mim. Que estavam andando de pantufas dentro da minha alma, mascando cicletes, preguiçosos, somente esperando serem despertados. Pensei enquanto a goteira insistia na minha cabeça.

Eu não tinha pimenta. E me senti culpado por isso.

Saí de casa, decidido a voltar com qualquer gosto ardido na boca, na minha vida.

Um comentário:

  1. esse foi muito bom!!!

    eu gosto de lichias... mas gosto de come-las bem geladas.... experimente...

    ResponderExcluir